Mobilidade Sustentável e os Desafios dos Seguros

  • Home
  • Seguros
  • Mobilidade Sustentável e os Desafios dos Seguros
Mobilidade Sustentável e os Desafios dos Seguros Universeguros Imagem1

Mobilidade Sustentável e os Desafios dos Seguros

O Dia Europeu Sem Carros, celebrado em 22 de setembro, é uma ocasião importante que visa promover a mobilidade sustentável e sensibilizar para os problemas relacionados com o uso excessivo de veículos a motor. Neste dia, as cidades europeias encorajam os cidadãos a deixarem o carro em casa e a optarem por formas mais ecológicas de transporte, como caminhar, andar de bicicleta ou usar o transporte público. No entanto, esta mudança de paradigma na mobilidade também levanta questões sobre os seguros e a necessidade de adaptação a novos modos de deslocação.

Os Seguros na Mobilidade Sustentável:

Seguros para Bicicletas e Veículos Elétricos: Com o aumento do uso de bicicletas e veículos elétricos, a necessidade de seguros específicos para esses meios de transporte cresce. Os ciclistas e condutores de veículos elétricos precisam de proteção em caso de acidentes ou roubos, existido já várias opções no mercado

Responsabilidade Civil: À medida que mais pessoas partilham a estrada com diferentes modos de transporte, a responsabilidade por acidentes e danos torna-se mais complexa.

Seguro de Saúde e Acidentes Pessoais: Com mais pessoas a adotarem formas ativas de mobilidade, como andar de bicicleta, trotinete ou caminhar, os seguros de saúde e acidentes pessoais podem tornar-se ainda mais importantes para proteger os indivíduos em caso de lesões.

Seguros para Sistemas de Partilha de Veículos: Com o crescimento dos sistemas de partilha de bicicletas e trotinetes elétricas, é fundamental garantir que esses veículos estejam devidamente segurados para proteger tanto os utilizadores como os operadores desses sistemas.

Mobilidade Sustentável e os Desafios dos Seguros Universeguros Imagem2
Mobilidade Sustentável e os Desafios dos Seguros Universeguros 

Desafios para os seguros:

De acordo com o relatório World Property and Casualty Insurance Report, elaborado pela empresa Capgemini os consumidores e os reguladores estão orientados para a sustentabilidade, uma vez que os tomadores de seguros em todo o mundo indicam um interesse acrescido em veículos conectados e movidos a energias alternativas (66%) e a veículos autónomos (49%).

Embora os consumidores não estejam dispostos a substituir os seus veículos pessoais a curto prazo, existe um desejo crescente de aproveitar novas opções de mobilidade. O estudo demonstra que a adoção de micro-mobilidade, veículos partilhados e soluções de transporte multimodais entre os clientes urbanos duplicará dos atuais 29% para 58% em 2025. O relatório conclui ainda que esta mudança de comportamento dos clientes deverá fazer com que os prémios para os veículos ACES aumentem oito vezes, passando de 70 mil milhões de dólares para 570 mil milhões de dólares até 2030.

O relatório afirma que, à luz desta revolução da mobilidade, as seguradoras enfrentam desafios significativos para cobrir deslocações. Cerca de 63% das seguradoras estão preocupadas com a adequação das suas capacidades tecnológicas e 45% com a evolução das expectativas dos clientes.

Esta é uma altura para refletirmos sobre as nossas formas de deslocação e promovermos a mobilidade sustentável. No entanto, essa mudança também requer adaptações no setor dos seguros para garantir que os utentes estejam protegidos em todas as circunstâncias. Desta forma, podemos fazer a transição para um futuro de mobilidade mais limpa e segura.

Não dispensa a consulta das condições pré-contratuais e contratuais legalmente exigíveis.

Fale connosco

📞+351 239 840 222

geral@universeguros.pt

💻 https://universeguros.pt/contactos/

Facebook

Instagram

 

Mobilidade Sustentável e os Desafios dos Seguros

 

Leave A Comment