• Particulares
  • Empresas
  • Empresas


    Seguro Acidentes de Trabalho
    Seguro de Crédito
    Seguros de Responsabilidade Civil Empresas
    Seguro de Responsabilidade Civil Profissional
    Seguro de Responsabilidade Civil Exploração
    Seguro de Responsabilidade Civil de Directores e Administradores
    Seguro de Responsabilidade Ambiental

    Seguro de Acidentes de Trabalho por Conta de Outrem

    Âmbito

    O seguro de Acidentes de Trabalho, obrigatório por lei, destina-se a todas as entidades empregadoras, singulares ou colectivas, com trabalhadores efectivos ou a prazo, a tempo inteiro ou parcial, garantindo as prestações legalmente devidas em caso de acidente de trabalho que afecte qualquer um dos seus colaboradores, incluindo casos de incapacidade temporária ou permanente (absoluta ou parcial) e morte.

    Tomador de Seguro

    A entidade empregadora que contrata com o Segurador, sendo responsável pelo pagamento do prémio.

    Pessoa Segura

    O trabalhador por conta de outrem, ao serviço do Tomador do Seguro (titular do interesse seguro), os administradores, directores, gerentes ou equiparados, quando remunerados;

    Trabalhador por Conta de Outrem

    O trabalhador vinculado por contrato de trabalho ou contrato legalmente equiparado, bem como o praticante, aprendiz, estagiário e demais situações que devam considerar-se de formação profissional, e, ainda o que, considerando-se na dependência económica do Tomador do Seguro, preste, em conjunto ou isoladamente, determinado serviço;

    Natureza das Prestações

    O seguro abrange:

      • Prestações em espécie, as prestações de natureza médica, cirúrgica, farmacêutica, hospitalar e quaisquer outras, seja qual for a sua forma, desde que necessárias e adequadas ao restabelecimento do estado de saúde e da capacidade de trabalho ou de ganho do sinistrado e à sua recuperação para a vida activa;
      • Prestações em dinheiro, a indemnização por incapacidade temporária absoluta ou parcial para o trabalho, a indemnização em capital ou pensão vitalícia correspondente à redução na capacidade de trabalho ou de ganho, em caso de incapacidade permanente, o subsídio por situações de elevada incapacidade permanente, o subsídio para readaptação de habitação, a prestação suplementar por assistência de terceira pessoa, e, nos casos de morte, as pensões aos familiares do sinistrado, bem como o subsídio por morte e despesas de funeral.
    Retribuição Segura

    O valor da retribuição segura deve abranger, tanto na data de celebração do contrato como a cada momento da sua vigência, tudo o que a lei considera como elemento integrante da retribuição e todas as prestações que revistam carácter de regularidade, que incluem designadamente os subsídios de férias e de Natal, subsídio de alimentação e outros.

    Seguro de Crédito

    Âmbito

    O Seguro de Crédito destina-se a fazer face ao risco de não recebimento das vendas a crédito de bens e serviços, efectuadas em Portugal e no estrangeiro;

    Vantagens
      • Garante o recebimento do valor das vendas - indemniza pelos créditos de clientes não liquidados;
      • Permite o acesso a um serviço profissional e especializado de cobrança e recuperação de dívidas por parte de entidades acreditadas para o efeito;
      • Disponibiliza análises creditícias sistemáticas da carteira de clientes;
      • Contribui para a melhoria da política comercial, possibilitando um enfoque nos clientes com maior capacidade de crédito, e permite, ao mesmo tempo, uma diminuição da exposição ao risco nos clientes que apresentam menor capacidade de assumpção de crédito.
    Cálculo de Prémio

    O Prémio é calculado aplicando a taxa de prémio ao montante de vendas seguras. É encontrado um volume de vendas tarifáveis no início do contrato que é corrigido no final da anuidade de acordo com as garantias efectivamente atribuídas pela Seguradora.

    Créditos

    As quantias facturadas ou debitadas pelo Segurado, com pagamento a prazo, emergentes das operações identificadas nas Condições Particulares da apólice.

    Garantia

    Decisão através da qual a Seguradora fixa para cada Cliente o Limite de Crédito que aceita segurar.

    Segurado

    Pessoa Colectiva ou Singular que subscreve, no seu próprio interesse, a Apólice.

    Limite de Crédito

    Montante máximo do crédito que a Seguradora aceita segurar por Cliente.

    Cliente

    Pessoa Colectiva ou Singular obrigada ao pagamento dos Créditos.

    Informação para cotação

    Questionário que inclui, entre outros, informação financeira, provisões constituídas, exposição ao risco por cliente, sinistros em exercícios passados. Último Balanço e Demonstração de Resultados. Amostragem de Clientes a serem estudados pela Seguradora, em fase de proposta.

    Seguro de Responsabilidade Civil Empresas

    Porque são muitos os factores que fogem ao controlo e gestão das empresas, as Soluções de Responsabilidade Civil, são uma salvaguarda essencial à manutenção da estabilidade e credibilidade da actividade que desenvolve, em caso da ocorrência de danos a terceiros. Para assegurar a protecção das empresas numa área crescentemente sensível como é a da Responsabilidade Civil consideramos 3 soluções principais:

      • Responsabilidade Civil Exploração
      • Responsabilidade Civil Produtos
      • Responsabilidade Civil Profissional
    A quem se destina?

    As soluções de Responsabilidade Civil destinam-se a todos os empreendedores e empresas de carácter industrial, comercial ou de serviços, no exercício das actividades que lhe são próprias.

    O que está coberto?

    O Seguro de Responsabilidade Civil Exploração garante, nos termos definidos nas respectivas condições contratuais, os danos patrimoniais e/ou não patrimoniais, decorrentes de lesões corporais e/ou materiais, causados acidentalmente durante o exercício da sua actividade.

    O Seguro de Responsabilidade Civil Produtos pressupõe a contratação do Seguro de Responsabilidade Civil Exploração da respectiva actividade e garante a responsabilidade civil extracontratual da empresa na qualidade de fabricante ou de importador, decorrente de danos causados por defeito de produtos.

    O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional garante, nos termos definidos nas respectivas condições contratuais, os danos patrimoniais e/ou não patrimoniais, decorrentes de lesões corporais e/ou materiais, causados por erro profissional durante o exercício da sua actividade.

    A presente informação não dispensa a consulta da informação Pré-Contratual e Contratual legalmente exigida.

    Seguro de Responsabilidade Civil Profissional

    Âmbito

    O âmbito da Responsabilidade Civil Profissional abrange as responsabilidades legais perante clientes ou outros terceiros dos profissionais liberais ou empresas de serviços pelas perdas e danos resultantes de violação dos deveres profissionais, por erro ou omissão, de carácter negligente, na prestação do seu serviço.

    Ficam igualmente englobados na cobertura, custos ou despesas judiciais, incluindo honorários de advogados, directamente relacionados com a defesa jurídica do Segurado.

    Principais Coberturas

    O seguro de Responsabilidade Civil Profissional cobre as responsabilidades legais dos profissionais liberais ou empresas, nomeadamente:

      • Advogados, Consultores jurídicos, Solicitadores;
      • Projectistas;
      • Técnicos de Contas;
      • Auditores e Revisores de Contas;
      • Médicos;
      • Administradores;
      • Mediadores de Seguros.
    Principais Extensões de Coberturas
      • Perda de documentos;
      • Difamação e calúnia;
      • Desonestidade de Empregados;
      • Negócios anteriores dos Sócios.
    Principais Exclusões
      • Risco contratual puro (penalidades contratuais, ou sanções, multas, coimas infligidas directamente ao profissional ou empresa);
      • Actos dolosos (no caso dos seguros obrigatórios esta exclusão poderá ter que ser afastada por força do artigo 148.º da Lei do Contrato de Seguro, ficando o segurador com o direito de regresso sobre o segurado);
      • Insolvência;
      • Publicidade falsa ou enganosa;
      • Direitos de patente;
      • Danos punitivos.
    Principais Vantagens
      • Transferência de risco para o Segurador minimizando o impacto de indemnizações e salvaguardando o património afecto ao negócio ou actividade;
      • O Prémio é um custo fiscalmente admitido, determinado e não aleatório.
    Informação para cotação

    Preenchimento de um questionário específico que incluí, entre outros, informação sobre a actividade ou profissão desenvolvida, curriculum profissional e histórico de sinistralidade.

    Seguro de Responsabilidade Civil Exploração

    Âmbito

    O seguro de Responsabilidade Civil Exploração tem por objecto a cobertura das responsabilidades legais por danos patrimoniais e/ou não patrimoniais resultantes de lesões corporais e/ou materiais causados a terceiros, no decurso do exercício da actividade comercial, industrial ou de serviços de uma empresa, até à entrega dos seus produtos ou trabalhos.

    Terceiros

    São potencialmente terceiros a vizinhança, visitantes, passantes e, em geral, qualquer lesado por causas relacionadas com as actividades e as instalações da empresa.

    Principais Coberturas

    Trata-se de um seguro que se destina a salvaguardar (i) o risco relacionado com o aspecto estático da empresa, ou seja, com as instalações da empresa (terrenos, edifícios e equipamentos) e (ii) o risco relacionado com o aspecto dinâmico da empresa, ou seja, com a actividade da empresa propriamente dita, decorrente da produção de bens, da execução de trabalhos, da prestação de serviços, das actividades acessórias e complementares (cantinas, parques de estacionamento, armazéns, etc.), garantindo nomeadamente o pagamento:

      • das indemnizações exigíveis ao Segurado na sua qualidade de proprietário, ou arrendatário, ou locatário, ou ocupante das instalações identificadas, e pelos danos resultantes dessas instalações ou das operações, trabalhos ou actividades desenvolvidas;
      • das despesas judiciais, incluindo honorários de advogados, custas judiciais e outras despesas directamente relacionadas com a defesa jurídica da empresa ou a reclamação a terceiros.
    Extensão de Coberturas

    Bens confiados, Obras nas instalações, Poluição súbita, Cobertura retroactiva, Cobertura posterior

    Tipos de Apólice

    As Apólices de Responsabilidade Civil Exploração existentes no mercado podem ser de dois tipos:

      • Riscos enumerados - cada item de cobertura é identificado, e esta só funcionará se a responsabilidade do Segurado puder ser ligada a um desses itens;
      • Exclusões enumeradas - o âmbito da cobertura é definido de uma forma genérica, e apólice só não funcionará quando o sinistro estiver expressamente excluído.
    Principais Exclusões

    As responsabilidades por danos ocorridos após a entrega do produto ou após a conclusão do trabalho ou prestação de serviço e os danos causados por produtos defeituosos ou por trabalhos executados (Responsabilidade Civil Profissional).

    Informação para cotação

    Preenchimento de questionário específico que inclui, entre outros, informação sobre a actividade da empresa e o volume de facturação estimado.

    Seguro de Responsabilidade Civil de Directores e Administradores

    Enquadramento

    O Seguro de D&O (Directors and Officers Insurance) é contratado pela empresa para proteger directores e administradores e a empresa contra reclamações de terceiros (exemplos: credores sociais, sócios, funcionários, concorrentes, clintes e fornecedores), cobrindo igualmente os custos de defesa.

    A cobertura é a “base de reclamação”, ou seja, o que cobre são as reclamações (todos os processos judiciais, administrativos ou extrajudiciais) que sejam movidos contra o segurado durante a vigência da apólice, salvo em caso de pré-existência e/ou processos anteriores ao início da vigência ou de aplicação de alguma exclusão específica. Desta forma é relevante determinar a data da reclamação e a data do evento que originou a reclamação.

    Principais Coberturas

    Reclamações contra Executivos (Cobertura Pessoal): protege os executivos por perdas e danos resultantes de negligência, erros ou omissões cometidas na sua actividade, como conselheiros, directores e/ou administradores da sociedade;

    Reembolso à Empresa: reembolsa a empresa quando esta indemniza os seus executivos por reclamações apresentadas contra eles;

    Custos de defesa: garante os custos e demais despesas razoáveis e necessárias, incorridas para investigar, regularizar ou defender qualquer reclamação, ou para interpor um recurso de qualquer sentença, decisão ou outro título, com origem em qualquer reclamação feita contra os Executivos ou à Sociedade.

    Principal Cobertura Complementar

    Reclamações à Sociedade (Entity Coverage): a empresa também pode ser segurada por reclamações contra a sociedade no âmbito do mercado de valores.

    Principais Vantagens
      • Garante protecção financeira da Empresa e dos seus Directores, Gerentes e Administradores;
      • Beneficio competitivo que propicia a retenção dos melhores talentos;
      • Transferência do risco mediante o pagamento de um prémio;
      • O Prémio é um custo fiscalmente admitido, determinado e não aleatório.
    Informação para cotação

    Questionário específico que incluí, entre outros, informação sobre o tipo e dimensão da actividade de negócio e o histórico de sinistralidade;

    Seguro de Responsabilidade Ambiental

    Entrada em vigor

    1 de Janeiro de 2010

    Enquadramento

    Novo regime de responsabilidade ambiental que resulta da transposição para a ordem jurídica interna de diversas directivas comunitárias.

    Principais Elementos Diferenciadores
      • Princípio do “Poluidor – Pagador” – Responsabilidade Objectiva (artigo 7º);
      • Responsabilidade solidária da pessoa colectiva e dos seus directores, gerentes ou administradores (artigo 3º);
      • Critério de verosimilhança e de probabilidade (artigo 5º);
      • Poluição de carácter difuso (artigo 6º);
      • Responsabilidade Subjectiva (artigos 8º);
      • Prazo de prescrição: 30 anos (artigo 33º).
    Âmbito de Aplicação

    Empresas que exerçam actividades previstas no Anexo III do Decreto-Lei 147/2008, de 29 de Julho, são obrigadas a constituir uma ou mais garantias financeiras que lhes permitam assumir o risco de responsabilidade ambiental inerente à actividade por si desenvolvida.

    Garantias Financeiras
      • Seguro de Responsabilidade Ambiental;
      • Garantia Bancária;
      • Fundos Ambientais;
      • Fundos Próprios.
    Âmbito do Seguro de Responsabilidade Ambiental

    O seguro de Responsabilidade Ambiental visa dar cobertura às responsabilidades emergentes do Decreto-Lei 147/2008, de 29 de Julho, nomeadamente:

      • Danos decorrentes de poluição súbita e acidental e de poluição gradual;
      • Custos de Limpeza nos locais contaminados, incluindo custos de reparação de bens danificados durante as operações de limpeza;
      • Danos corporais ou materiais causados a terceiros pela poluição;
      • Custos de restauração ou reparação de Danos à Biodiversidade em resultado de poluição;
      • Custos de atenuação para prevenir ou atenuar o agravamento de incidentes de poluição.
    Vantagens do Seguro de Responsabilidade Ambiental
      • Transferência do risco;
      • Não exige afectar activos como contra-garantias ou para a constituição de fundos;
      • O Prémio é um custo fiscalmente admitido, determinado e não aleatório.
    Informação para cotação

    Questionário específico que incluí, entre outros, informação sobre o tipo e dimensão da actividade de negócio, histórico de utilização dos locais de risco, situação envolvente, práticas e usos ambientais e histórico de sinistralidade.